Wednesday 20 May 2009

Livro - Uma agulha no palheiro, J.D. Salinger

O livro, Uma Agulha no Palheiro de J.D.Salinger (1951) retrata a história de um rapaz  (Holden Caulfield) que após ter sido suspenso do reputado internato onde estudava, decide voltar para casa mais cedo.

No entanto a caminho de casa decide adiar o confronto com a família e repensar a sua vida, enfrentando a cidade de Nova Iorque, as pessoas que o marcaram de alguma forma e a sua própria personalidade.



"Se realmente estão interessados nisto, a primeira coisa que desejarão saber é o local onde nasci, o modo como passei a minha estúpida infância, a ocupação de meus pais, o que faziam antes de eu nascer, e tudo o mais, como se se tratasse de David Copperfield. Mas eu não estou com disposição para isso, se, de facto, querem que vos conte a verdade.

Em primeiro lugar, essas coisas aborrecem-me, e, em segundo lugar, os meus pais teriam duas hemorragias cerebrais se eu revelasse qualquer facto pessoal que lhes dissesse respeito. São muito sensíveis quanto a essas coisas; especialmente o meu pai. Não digo que não sejam boas pessoas, mas são sensíveis como os diabos. Além disso, não vos vou fazer a minha autobiografia ou coisa semelhante. Só vos falarei do que se passou comigo durante o passado Natal, antes de ficar um pouco confuso e de ter de vir para aqui."


Curiosidade: O assassino de John Lennon, Mark David Chapman, trazia este livro no bolso no dia em que cometeu o crime.

2 comments:

Bliss said...

fiquei com curiosidade de ler :)

um dia destes a ver se o compro...mas ainda tenho tantos pra ler à frente deste...

Anonymous said...

É um belo livro sobre o fim da inocência e a tentativa de impedir a entrada no mundo adulto corrupto.